quarta-feira, 1 de junho de 2011

Use seu HD interno pela porta USB do computador.

Quem tem um computador velho em casa, ou mesmo um HD interno, e procura um destino para essa peça, uma boa saída é usá-lo como HD externo, para fazer backups ou salvar os arquivos de seu interesse. Isso é possível graças a um adaptador que permite que interfaces IDE, mini IDE (notebooks mais antigos), e SATA, sejam conectados através da porta USB do computador. 

O adaptador custa em torno de R$40,00. O kit inclui: Cabo adaptador SATA/IDE para USB, cabo de dados SATA, fonte de energia com interface padrão IDE, adaptador de energia IDE para SATA, e CD de instalação do driver do dispositivo. 

A instalação do driver do dispositivo só é necessária no sistema operacional Windows 98, ou anteriores, e a conexão mantêm a taxa de transferência de 20 MB/s. 

O sistema operacional reconhece automaticamente o novo dispositivo, porém, há casos em que o disco não aparece no menu Meu computador, apesar de ser reconhecido no SETUP, e de aparecer no ícone de ejeção de dispositivo.

O procedimento para que você possa utilizar o seu Drive é simples, basta seguir a hierarquia: Iniciar> Painel de controle> Sistema e segurança> Ferramentas Administrativas> Gerenciamento do computador. Na janela que surgir, escolha a opção Gerenciamento de disco na barra lateral. Surgirá um lista com todos os discos e dispositivos conectados ao computador (Leitores de CD/DVD/BD, HD’s, Pen Drives, etc), escolha atentamente o HD que você conectou pelo USB,  clique sobre ele com o botão direito do mouse e escolha a opção Alterar (atribuir) letra de unidade e caminho¸ se essa opção não estiver disponível, você terá que formatar o disco, o que perderá todos os dados contidos nele.

Clique na imagem para ampliar

Para formatar o disco é simples: clique com o botão direito do mouse sobre o disco que deseja formatar, e escolha a opção Novo Volume, se o disco apresentar espaço não alocado, caso haja espaço alocado, selecione a opção Excluir Volume e quando o espaço não estiver alocado, selecione a opção Novo volume. A partir daí o seu Drive já estará presente no menu Meu computador.

OBSERVAÇÕES:

Para HD's padrão IDE, certifique-se de que o jumper está configurado na posição MASTER.

Esteja ciente dos riscos desta operação. Pois caso você selecione o disco errado, poderá perder dados, ou danificar o sistema operacional do seu computador, sendo necessária uma nova instalação do Windows. 

Esse procedimento foi feito para Windows 7, porém o procedimento no Windows XP é semelhante à partir do menu Ferramentas administrativas

Caso o seu driver não tenha aparecido no menu Gerenciamento de disco, certifique-se de que ele é reconhecido pelo SETUP do micro, de que está corretamente conectado, caso contrário, o seu disco pode estar danificado.

Se você não entendeu algum termo utilizado neste artigo, consulte o dicionário técnico de informática do site Clube do Hardware.

Um comentário: