segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Brasil: rastrear seu tablet roubado não garante tê-lo de volta


http://significado.sonhos.nom.br/wp-content/uploads/2011/06/roubo.jpg
Imagem ilustrativa
Certamente você já deve ter ouvido falar em aplicativos anti-furto para smartphones e tablets, como o Find my iPhone e o Hidden and Prey Project. Segundo informações do The Next Web, se você tem um desses aplicativos instalados no seu aparelho, pode se sentir seguro para recuperá-lo facilmente desde que consiga rastrear o ladrão, a menos que você seja brasileiro.


De acordo com o Folha de São Paulo, um professor brasileiro, chamado pelo The Next Web de Ivan, fez o que pôde para recuperar o seu iPad roubado, mas acabou sendo em vão. De acordo com a notícia, Ivan foi vítima de um assalto a mão armada por volta das 21:15hrs do ultimo sábado (17/12), enquanto ia de um aeroporto domestico em São Paulo à sua casa, em um taxi. Foram-lhe roubados, um iPad primeira geração, assim como um relógio, dinheiro, um notebook e uma mochila. Ele imediatamente acionou a policia, que sem sucesso, patrulhou as redondezas na esperança de localizar o ladrão.

http://cdn.thenextweb.com/wp-content/blogs.dir/1/files/2011/12/Prey-Project-Recoveries.jpg
Imagem: Hidden and Prey Project
Foi só um pouco mais tarde, quando Ivan finalmente chegou em casa, que lembrou-se que tinha instalado o Find my  iPhone em seu iPad. Então ele acessou o serviço pela internet e pôde ver que o seu iPad agora estava em um bairro diferente, então tornou a ligar para a policia que respondeu que nada poderia fazer pois o aparelho estava fora da sua zona de patrulha.

Ivan foi instruído a se dirigir ao bairro onde se encontrava o seu aparelho e pedir assistência a patrulha local, e foi o que ele fez. Mas ao chegar ao determinado bairro, Ivan pôde ver no sistema de rastreio que o seu iPad já tinha se movido à quilômetros de distância, então decidiu retornar à sua casa e novamente entrar em contato com a polícia.

Por volta da 1:00h da madrugada, o aparelho finalmente parou de se mover, e sua localização correspondia a um condomínio no município de São Bernardo do Campo, subúrbio de São Paulo. Um policial local dirigiu-se ao local duas vezes – uma sozinho, durante a noite, e outra com Ivan e uns amigos, no outro dia – mas ele não podia agir sem uma autorização e a operação falhou.

Ivan decidiu prestar as queixas formalmente, o que levaria o suspeito á custodia após ser preso nas ruas, porém, de qualquer forma ele seria rapidamente liberado, pela falta de evidências, logo que não havia nenhuma testemunha, e as imagens do sistema de segurança não foram encaminhadas a tempo. Segundo a polícia, as evidências são muito pobres para levar um juiz a expedir um mandado. Isso não significa que o suspeito não terá que responder sobre o crime de roubo, mas permanecerá livre até a data de seu julgamento.

Quanto a Ivan, este perdeu as esperanças de recuperar o seu iPad, e já planeja comprar outro na próxima vez que viajar ao exterior, pois o custo do aparelho no Brasil é demasiado elevado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário