terça-feira, 17 de maio de 2011

Intel promete lançar anti-vírus baseado em hardware.

Os anti-vírus atuais funcionam através de um sistema de assinaturas. O anti-vírus possui uma lista de assinaturas de sofwares mal intencinados (malwares), quando a checagem do computador é feita, o anti-vírus procura por assinaturas iguais as do seu banco de dados no computador, classificando como vírus aquelas que coincidirem com as da sua lista.

Assim, quando atualizamos as definições de vírus do anti-vírus, nada mais estamos fazendo do que atualizar a lista de assinaturas, para incluir nela os malwares mais recentes e aumentar a segurança. Porém, esse sistema apresenta uma falha, chamada de dia zero, pois o anti-vírus não reconhece o vírus que não tiver a assinatura contida no seu banco de dados, ou seja, os vírus mais recentes não serão percebidos pelo programa até que saia uma atualização que contenha a sua assinatura.

Imagem: Logo Intel
De acordo com Justin Rattner, CTO da Intel, a ameaça dos ataques de dia zero estão com os dias contados. A Intel não entrou em detalhes sobre o sistema, mas pretende lançar um sistema de rastreamento de vírus revoluconario que, diferentemente do atual, não será baseado no sistema de cruzamento de assinaturas, sendo possivél detectar amaças mesmo que desconhecidas, assim, acabando com os ataques de dia zero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário