segunda-feira, 9 de maio de 2011

Apple, de volta à dianteira.


Não ia escrever nada por hoje, mas logo cedo me deparei com uma notícia a qual me senti no dever de comentar: Apple desbanca Google e é marca mais valiosa. Não me é uma novidade inacreditável, apesar de todos estarem cansados de saber do tamanho e do poderio da Google, com seu processamento de mais de 20 PetaBytes (20.971.520GigaBytes) diários, a Apple sempre foi uma gigante, adormecida, mas que vinha acordando devagar, até finalmente acordar e tomar o seu lugar no mercado.
Muitos se perguntam qual o segredo da Apple, seria o Steve Jobs, o marketing, os produtos, o suporte? Acabo por concluir, que a receita do sucesso da Apple é a obtida pela junção de todos esses fatores.

Cena do filme As aventuras de Gulliver, 2011
A estratégia de marketing da Apple é audaciosa, a empresa conseguiu fazer com que o seu produto coexistisse no mundo mitológico do Deus Nórdico Thor, em uma grande tela em meio a grandes multidões de expectadores, ou com que o clássico Gulliver de Hanna-Barbera realmente precisasse do seu Iphone numa terra de gigantes e pequeninos. Não vem sendo diferente de outras perspectivas, os produtos Apple são recebidos no mercado com uma 
verdadeira festa, e chegam a criar polêmica devido a sua inovação, quem não lembra do lançamento do Ipad? Tanto se falou nele, que hoje em dia é difícil de se encontrar alguém que não tenha ouvido falar, ou até, que não deseje possuir um. E é assim que a Apple vêm crescendo, cultivando em cada um a necessidade de possuir um Apple.

Não pode se deixar de considerar a qualidade dos produtos, óbvio, a Apple investe pesado no design, o Macbook Air, o Ipad 2 e o Ipod Nano Touch são provas materiáis disso. Ferramentas leves, portáteis e funcionais, muitas delas das quais depois de um certo tempo de uso chegam a causar até uma certa dependência (quem carrega videos, jogos e documentos no Ipod Touch entende o que digo). Sem contar na infinidade de aplicativos disponíveis para os aparelhinhos da Apple, imagine um dicionário na palma da mão, ou aplicativos dos meios de informação de seu interesse, ou acesso à redes sociais onde quer que você esteja, ou como será mais prazeroso enfrentar a fila do banco jogando angry birds e escutando música? Pois é, os aparelhos da Apple na maioria das vezes são uma grande mão na roda. Mas o grande ponto ganho pela Apple (e essa é uma opinião bem particular), é com relação a sua tela, pois aquele atraso de resposta da imagem em relação ao toque, que existe em muitos touchscreens, na Apple não existe, a resposta da tela é rápida o suficiente para acompanhar a vontade do seu dedo, sem desconforto, nem dor de cabeça.

Imagem: Acervo Google Logos
Findado esse louvor à Apple, não podemos deixar de notar a Google, lógico. São mercados diferentes, apesar de um pouco parecidos, a Google trabaha com meios de informação, já o foco da Apple são os aparelhos eletrônicos, ainda assim, vale a disputa. Só não podemos esquecer da empresa que detém a maioria da informação digital do mundo, os servidores mais potentes, e um acervo de serviços que vão desde pesquisa digital até o GPS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário